HISTORIAL


O Grupo de Danças e Cantares de Santo Estêvão das Galés nasceu pela carolice e ação de um grupo de pessoas que, animadas por uma notável capacidade empreendedora e vontade de realizar um trabalho que pudesse contribuir para assegurar que o legado cultural constituído pelas danças e cantares tradicionais, das suas terras e das suas gentes, fosse transmitido às gerações vindouras.
A forte adesão de inúmeras crianças, jovens e adultos a um grupo de raiz cultural não foi difícil e constitui até um bom presságio para o sucesso de um projeto cultural de reabilitação e animação de velhas tradições populares,  muitas delas perdidas no pó dos tempos, mas ainda bem enraizadas nas tradições culturais da Região Saloia.
No primeiro ensaio, no dia 6 de Janeiro de 2007,  compareceram 44 pessoas. Dessas, 18 eram já membros fundadores. As restantes 26, eram maioritariamente crianças e jovens, que  nunca haviam enfrentado um público ou pisado um palco.
Orgulhosamente, dizia-se: isto já é um Rancho.
O Grupo de Danças e Cantares de Sto. Estêvão das Galés viria a ser formalmente constituído  no dia 14 de Novembro de 2007 e conta hoje com aproximadamente 70 membros.

 

Principais Atuações:
FexpoMalveira - um dos certames com maior importância no Concelho e na Região Saloia
Homenagem ao 100º Aniversário do Nascimento de Beatriz Costa
Apresentação da moda Aldeia da Roupa Branca no programa "Você na TV" TVI
Participação no Rancho do Coração do programa "Portugal no Coração" RTP 1
Festa da Charneca - Aldeia da Roupa Branca
Festival em Campo Maior - Atuação integrada na maravilhosa festa das flores, "Festas do Povo 2011"